ZAMBÉZIA: Elevado analfabetismo preocupa autoridades, distrito de Morrumbala lidera estatísticas

A província da Zambézia tem sido assolada por índices alarmantes de analfabetismo desde o ano de 2020 até 2023, com Morrumbala a liderar a lista dos distritos mais afetados, seguido por Maganja da Costa, Lugela e Pebane, de acordo com dados recentes divulgados pelo representante da Direção Provincial da Educação responsável pela alfabetização na Zambézia, Eurico Ernesto. A divulgação ocorreu por ocasião do Dia Mundial da Alfabetização na última sexta-feira (08).

Eurico Ernesto revelou que nos distritos com as maiores taxas de analfabetismo, as mulheres são as mais afetadas. Ele afirmou: “A alfabetização na província da Zambézia ainda enfrenta muitos desafios, e as taxas de analfabetismo atingiram níveis alarmantes em distritos como Morrumbala, com 89% de mulheres analfabetas em comparação com 58% de homens; Maganja da Costa, com 89% de mulheres e 56% de homens; Lugela, com 87,4% de mulheres e 35,8% de homens; e Pebane, com 84,4% de mulheres e 46,7% de homens. Esses são os distritos mais afetados pelo analfabetismo.”

Apesar da existência de 1.318 centros de alfabetização distribuídos pelos 22 distritos da província e um número igual de formadores, Eurico Ernesto destacou que a cobertura dos centros está atualmente em apenas 60%, devido às metas estabelecidas. Se diz optimista em relação ao futuro, afirmando: “Acreditamos que até 2025 poderemos alcançar as metas estabelecidas.

Eurico Ernesto ressalta que a Direção Provincial da Educação enfrenta dificuldades na contratação de alfabetizadores, principalmente devido à conjuntura económica e à insuficiência de subsídios. Apesar das campanhas de mobilização realizadas ao longo dos anos, ele reconheceu que ainda há muito a ser feito para atingir os padrões desejados.

Com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a importância da alfabetização de crianças, jovens e adultos, a Direção Provincial da Educação na Zambézia promove campanhas de sensibilização em todas as comunidades dos 22 distritos da província.