_Ile, Moçambique, 11 de dezembro de 2024 (Chuabo FM)_ – O clima de tensão e revolta popular no distrito de Ile, na província da Zambézia, continua a escalar, com novos ataques registados contra alvos do partido Frelimo e instituições do Estado. As manifestações, convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido Podemos, atingiram um novo patamar esta manha com a invasão da cadeia distrital e a libertação de todos os reclusos.
Antes da invasão da cadeia, manifestantes incendiaram a sede distrital da Frelimo, ampliando o tom de confrontação que já dura mais de um mês. Os protestos, que têm como mote a contestação ao governo e às condições socioeconómicas, e os resultados eleitorais de 09 de outubro, resultaram até agora em centenas de mortos confirmados, entre civis e polícias.
“Estamos a viver um caos completo. As pessoas estão fora de controlo, e as autoridades perderam completamente o comando da situação”, relatou um residente de Errego, vila sede do distrito, que pediu anonimato.
Os manifestantes apontam para a má governação da Frelimo, que lidera Moçambique há quase cinco décadas, como a principal causa da crise econômica e social actual.