Medidas de Trump afectam Rádios Comunitárias na Zambézia

Quelimane, 10 de fevereiro de 2025 – As rádios comunitárias na Zambézia sofreram um novo revés, após as recentes decisões do governo norte-americano, de encerrar as actividades da USAID em todo o mundo. Essa medida, que abrange projectos de cooperação internacional, e impactou directamente o Projecto CORAGEM, financiado pela USAID, e, consequentemente, veículos de comunicação locais.

De acordo com um comunicado enviado as Rádios pela Associação TV Surdo Moçambique, em conformidade com as diretrizes da USAID Moçambique, foi determinada a suspensão imediata de todas as actividades e acordos de subvenção vinculados ao referido projecto.

A decisão tem gerado apreensão entre os gestores e profissionais das rádios comunitárias na Zambezia, que já enfrentam desafios históricos para manter a comunicação e a mobilização social. “Esta suspensão abrupta coloca em risco a continuidade de projectos que fortalecem a voz das comunidades locais, especialmente em áreas onde a informação é um recurso vital para o desenvolvimento e a cidadania,” afirmou o Presidente do Nucleo Provincial da Zambezia do Misa Moçambique, Zito Ossumane em entrevista.

A medida, que reflete uma reestruturação das políticas de cooperação internacional promovida pelo governo norte-americano sob a liderança de Trump, deverá ter efeitos de longo alcance. Enquanto as orientações oficiais prometem novas instruções ao término do período de 90 dias, o sector de comunicação comunitária teme que a interrupção prolongada dos projectos possa prejudicar iniciativas essenciais de difusão de informação e engajamento social em toda a Zambézia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *