UE reafirma apoio a reformas e diálogo político em encontro com Presidente Chapo

Numa reunião de alto nível realizada esta quarta-feira, o Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu em Maputo a delegação da União Europeia (UE), chefiada pelo embaixador Antonino Maggiore e composta pelos representantes diplomáticos dos Estados-membros da organização. A agenda centrou-se no reforço da cooperação bilateral, com destaque para o apoio europeu às reformas estruturais em curso e ao recém-aprovado Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo.

No início do encontro, o Chefe de Estado moçambicano sublinhou o carácter simbólico e estratégico da reunião, saudando o esforço conjunto da UE em reunir os seus embaixadores num momento considerado “especial” para o futuro político e institucional do país.

Chapo reiterou o empenho do Governo em promover a estabilidade e aprofundar a democracia através do diálogo inclusivo, alicerçado agora num novo quadro legal. “Ficou acordado que este Compromisso Político seria transformado em lei. Fizemos a nossa parte e a Assembleia da República aprovou o documento no dia 6 de Abril”, referiu, salientando a importância do apoio técnico da UE na implementação das reformas previstas.

Por sua vez, o embaixador Antonino Maggiore destacou a liderança reformista de Chapo, reconhecendo os avanços visíveis na construção de um ambiente político mais inclusivo. “Uma nova página abriu-se com estas iniciativas. Agora é possível escrever uma nova história para Moçambique”, afirmou o diplomata, elogiando também o encontro do Presidente com o então candidato Venâncio Mondlane como sinal de abertura e maturidade política.

A UE reiterou o seu compromisso com reformas estruturais em áreas-chave como a justiça eleitoral, combate à corrupção, reforma fiscal e policial, bem como a digitalização da economia. “Reformas é a palavra que ouvimos repetidamente do Presidente Chapo. É também o coração da nossa atenção para Moçambique”, sublinhou Maggiore.

No plano da segurança, a Missão Militar Europeia em Moçambique foi referida como elemento essencial para a estabilização de Cabo Delgado, com enfoque numa abordagem integrada que junta desenvolvimento, governação e apoio humanitário. O diplomata mencionou ainda a plataforma Global Gateway como alicerce para parcerias público-privadas que possam impulsionar o progresso económico nacional.

Encerrando o encontro, a delegação europeia reafirmou o compromisso com uma parceria “360 graus”, baseada na confiança mútua e alinhada com as prioridades do Governo moçambicano. “A União Europeia é um parceiro credível, sólido e estratégico com o qual Moçambique pode construir uma colaboração win-win para reformar e modernizar o país”, concluiu Maggiore.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *